Patrimonio Industrial nacional e internacional

PATRIMONIO INDUSTRIAL - INDUSTRIAL HERITAGE - PATRIMOINE INDUSTRIEL

viernes, 14 de noviembre de 2014

Seminario de investigación "O Património Industrial: Terrtórios. Paisagens. Arquitecturas"

Tercer seminario de investigación organizado por CIDEHUS, Centro de História de Arte e Investigação Artística Y Direcção do Doutoramento em Arquitectura da Universidade de Évora.

Fecha: 17 de noviembre de 10 h a 18 h

Lugar: Biblioteca Nacional de Portugal, Serviço de Actividades Culturais, Campo Grande, 83. Lisboa (Portugal)


O património industrial representa o testemunho de actividades que tiveram, e que ainda têm, profundas consequências históricas. As razões que justificam a protecção do património industrial decorrem essencialmente do valor universal das suas características mas também da singularidade de quaisquer sítios excepcionais.

Hoje as memórias "industriais" estão espalhadas por espaços amplos e estudar e perceber esta geografia construída não é uma tarefa fácil. O respeito e a protecção deste cenário histórico industrial não fazem facilmente parte da consciência colectiva, mas sobretudo não é fácil entender o conceito de que a preservação do artefacto construído não pode ser separada do conhecimento e protecção da paisagem em que se instala.

Quem interage com os temas da "herança industrial" tem como objetivo investigar, valorizar um panorama de arquitecturas, documentos, arquivos que têm caracterizado as actividades de produção ao longo dos séculos. Cooperação, comparação e intervenção são as palavras-chave da abordagem a este tipo de património que exige um trabalho multidisciplinar para uma investigação multivalente e que permita recompor a totalidade metodológica que as questões do património industrial exigem.

O presente seminário insere-se nesta perspectiva desta cooperação multidisciplinar que historiadores e arquitectos da Universidade de Évora têm procurado desenvolver através de iniciativas conjuntas, para as quais têm contado também com a colaboração de investigadores de outras instituições.

*Entrada libre.

Más información

No hay comentarios: