Patrimonio Industrial nacional e internacional

PATRIMONIO INDUSTRIAL - INDUSTRIAL HERITAGE - PATRIMOINE INDUSTRIEL

jueves, 17 de enero de 2019

30º Simpósio Nacional de História da ANPUH-Brasil. Simpósio “Indústria, memória e trabalho na pesquisa e no ensino: as relações entre o patrimônio industrial e a educação básica”


Fechas: Del 15 al 19 de julio de 2019

Lugar: Universidade Federal de Pernambuco, em Recife-PE

Inscripciones: Finalizan el 22 de marzo de 2019



Simpósio “Indústria, memória e trabalho na pesquisa e no ensino: as relações entre o patrimônio industrial e a educação básica”

Coordinadores del simposio: Cristina Meneguello (Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)), Eduardo Romero de Oliveira (Unesp)

RESUMEN
O Simpósio Temático Patrimônio industrial, memória e trabalho: pesquisa e ensino dedica-se à reflexão e apresentação de pesquisas em difusão do patrimônio cultural, especificamente em sua relação com o patrimônio industrial brasileiroA preocupação centra do ST, porém, se refere à dimensão das relações entre o patrimônio industrial, a memória do trabalho e dos trabalhadores e os diferentes acervos e vestígios industriais com o ensino. Observamos que a concepção monumental e artística do patrimônio mudou depois da Segunda Guerra Mundial. Hoje consideramos o patrimônio cultural como os bens materiais e imateriais que a sociedade decide conservar porque representa um grupo social. Não se trata mais das concepções oitocentistas sobre monumentos que simbolizariam uma unidade nacional, mas de bens culturais que procurassem representar a especificidade de um grupos, de sua memória, ou de atividades humanas. Neste contexto de afirmação de diferentes processos de reconhecimento cultural, o patrimônio industrial se revela como um exemplo de patrimônio cultural com os características específicas, que mesmo assim seria herança coletiva e universal (ICOMOS - TICCIH, 2011; TICCIH, 2003).

Dentro dessa nova ideia de patrimônio, o tema do patrimônio industrial ganhou relevo nas últimas décadas na medida em que tem reconhecido e valorizado os edifícios fabris e os acervos operários e recuperado, por meio de história oral e das memórias de antigos ofícios e seus trabalhadores, conferindo à indústria um caráter também imaterial. São contempladas análises que enfoquem, entre outros aspectos: a memória do trabalho nos espaços industriais, nos espaços musealizados, nas representações artísticas contemporâneas em canções e romances, nos manuais técnicos das escolas de ofícios, nos álbuns fotográficos de indústrias e numa enorme série de acervos iconográficos; na relação do ambiente natural com o homem, motivado pela atividade industrial e, especialmente, as possibilidades de ensino e compreensão do entorno imediato a partir da compreensão do patrimônio industrial.

Más información sobre el simposio https://www.snh2019.anpuh.org/

Información general

No hay comentarios: